Comunic-Ação continua promovendo atividades complementares

08/07/2020 10:34


O Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) em parceria com Departamento de Comunicação (Decom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do I Comunic- Ação: Ensino, Pesquisa e Democracia segue realizando minicursos, mesas redondas, palestras e diversas outras atividades até 31 de julho. O evento é realizado virtualmente e surge como uma iniciativa de enfrentamento desta nova realidade que o mundo está vivendo na saúde pública, com a pandemia do novo coronavírus. A ideia é promover a socialização do conhecimento acadêmico e oportunizar que alunos e professores compartilhem suas pesquisas de forma democrática.

Segundo a coordenadora do PPgEM, professora Luciana Miranda Costa, o PPgEM e o Decom buscam com essa iniciativa encontrar soluções que promovam um acolhimento a partir de atividades que vão contribuir para esse ‘novo  normal’,  “porque a vida vai continuar e nós vamos ter também que prosseguir com o ensino, a pesquisa, nossos projetos e planejamentos acadêmicos”. E ainda, enfatiza, que isso precisa ser feito de um modo acolhedor, sem rigor e que não pressione as relações, pois compreende que, infelizmente, neste momento existe uma quantidade expressiva de alunos e colaboradores com dificuldade de acesso à internet, com problemas de saúde na família, vinculados à própria pandemia.

No entanto, conforme Luciana, a ideia do Comunic-Ação é justamente proporcionar uma comunicação interativa, com elementos que vão contribuir para esse dia a dia, esse novo normal e cotidiano que vai se incorporando nas rotinas de todos os cidadãos.  O evento visa a partir de um esforço coletivo, promover uma contribuição significativa com as mais variadas temáticas das áreas do conhecimento, através de atividades práticas e teóricas, sempre sob o olhar da comunicação.

As inscrições do minicurso devem ser feitas pelo site: www.even3.com.br/comunic_acao.

Programação de 7 a 10 de julho do I Comunic-Ação:

Mesa-redonda (07/07 – 19h às 21h) – Midiatização e os fenômenos religiosos digitais. Debatedores: Prof. Dr. Moisés Sbardelotto (Unisinos) e Odlinari Ramon Nascimento da Silva (Doutorando – PPgEM/UFRN) – Mediação: Prof.ª Dra. Luciana Miranda Costa (UFRN).

Palestra (08/07 – 14h) – Mídias independentes e o mundo do “novo normal”: a pluralidade de vozes como pressuposto democrático – Mediação: Alexandre Arthur Cunha da Silva (Mestrando – PPgEM/UFRN).

Mesa-redonda (08/07 – 15h às 16h) O papel da mídia regional durante a pandemia. Convidadas: Prof.ª Dra. Valquíria Aparecida Passos Kneipp (UFRN), Prof.ª Dra. Maria Érica de Oliveira Lima (UFC) e Diana Barreto (Editora-chefe do RN1 – InterTVCabugi) – Mediação: Francisco das Chagas Sales Júnior (Mestre – PPgEM/UFRN).

Palestra (09/07 – 14h às 15h) A TV aberta no RN: uma análise do perfil editorial da produção local – Mediação: Francisco das Chagas Sales Júnior (Mestre – PPgEM/UFRN).

Mesa-redonda (09/07 – 15h às 17h) A fotografia como instrumento político e pedagógico de fortalecimento da democracia. Convidados: Prof.ª Ma. Agda Aquino (UFPB e UEPB), Prof. Dr. Rostand Melo (UEPB), Prof. Dr. Daniel Meirinho (PPgEM – UFRN) e Elisa Elsie (Mestranda – PpgEM/UFRN) – Mediação: Emily Gonzaga de Araújo (Doutoranda – PPgEM/UFRN).

Palestra-aula (10/07 – 15h) O que é afinal a Comunicação? Prof. Dr. Adriano Duarte Rodrigues (Professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa).

Fonte: Agecom/UFRN


   
   





Seja o Primeiro a Comentar