Ciart realiza processo seletivo para novos alunos

03/02/2020 10:00

Anastácia Vaz

A Escola de Música da UFRN (EMUFRN) abre seleção de novos alunos para o Curso de Iniciação Artística (Ciart). Estruturado em três anos de duração, o Ciart oferece aulas de música para crianças entre seis e 10 anos de idade. As inscrições devem ser feitas de 7 a 14 de fevereiro por meio do Sigaa.  

As crianças que participam do Ciart são estimuladas, por meio de atividades específicas que trabalhem a sensibilidade artística como um todo e de forma integrada, a vivenciar a arte e, especialmente, a música. O curso busca promover uma consciência artístico-musical para as crianças. 

Estão sendo ofertadas 52 vagas para o 1° ano, distribuídas entre o turno matutino e vespertino, das quais 30% são destinadas ao atendimento exclusivo a servidores, docentes e técnico administrativos da EMUFRN e duas vagas, destinadas a crianças com deficiência ou necessidades educacionais especiais.   

A seleção para os ingressantes do 1° ano será feita por meio de sorteio público, realizado no dia 16 de fevereiro, às 10h, no Auditório Onofre Lopes, na EMUFRN. É necessária a presença da mãe, pai ou responsável no momento do sorteio. Para participar da seleção, a criança deve ter seis ou sete anos completos até o dia 31 de março.  

Já para o 2º e 3º anos, a quantidade de vagas dependerá da quantidade de alunos veteranos matriculados em cada turma, variando anualmente de acordo com desistências e alterações de turno. Atualmente, serão ofertadas cinco vagas para o 2° ano, apenas para o turno matutino, e para o 3° ano, serão duas vagas para o matutino e uma para o vespertino. A criança deve ter sete ou oito anos completos até 31 de março para ingressar no 2° ano. Já para o 3° ano, a criança deve ter oito ou nove anos completos até 31 de março. 

A seleção dos ingressantes do 2° e 3° ano será feita por meio da entrevista e teste de nivelamento, nos dias 18 e 19 de fevereiro, na sala da secretaria do Ciart, na EMUFRN. Os testes servem para verificar se a criança possui os conhecimentos musicais necessários para acompanhar a turma com os veteranos.

O Ciart é um curso de extensão da Escola de Música da UFRN. Iniciado em 1962, tem se estabelecido como forte impulsionador das práticas pedagógico-musicais no estado e na UFRN, abrangendo seu campo de atuação aos níveis do ensino, pesquisa e extensão. O trabalho busca, sobretudo, a valorização do ensino e aprendizagem da música como elementos essenciais na formação do cidadão.  

Para mais informações, consulte o edital.

Fonte: Agecom/UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar