CCS disponibiliza teleatendimento nutricional para pacientes com câncer

25/08/2020 10:29


Oferecer um programa de vigilância nutricional e de atenção à saúde para pacientes com câncer e com risco nutricional. Esse é o objetivo do serviço de teleatendimento nutricional que está sendo disponibilizado remotamente, via whatsapp, pelo número (84) 99866 9569. O público-alvo são pacientes adultos e idosos com diagnóstico de câncer, com risco nutricional e atendidos na Unidade de Assistência de Alta Complexidade (UNACON) do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN).

O serviço está sendo realizado pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Departamento de Nutrição (DNUT). A ação integra o projeto de extensão Vigilância nutricional em pacientes com câncer: aprimorando o cuidado com o intuito de minimizar o impacto do tratamento na saúde, bem-estar e qualidade de vida, vinculado às atividades do Grupo de Estudos em Metabolismo, Exercício e Nutrição (GMEN).

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ana Paula Trussardi Fayh (DNUT/UFRN), serão oferecidos dois tipos de acompanhamentos aos participantes: atividades de educação alimentar e nutricional em grupo e atendimento nutricional individualizado. Essas modalidades podem ser usufruídas isoladamente ou combinadas, dependendo da disponibilidade e do grau de risco nutricional do paciente.

A professora explica que alterações no estado nutricional e composição corporal em quem tem diagnóstico de câncer são comuns e podem impactar diretamente no prognóstico, na qualidade de vida e no impacto do tratamento. Por isso, é importante manter esses pacientes assistidos. Com esse projeto, “esperamos que os alunos envolvidos nas atividades se tornem mais críticos e humanos na sua forma de lidar com pacientes, assim como esperamos que os pacientes envolvidos no projeto apresentem melhoria da saúde e da qualidade de vida”, disse.

Fonte: Agecom UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar