CB promove Simpósio sobre o fim da vida voltado aos profissionais de saúde

14/02/2020 12:00


No próximo dia 18, o Departamento de Morfologia da UFRN vai promover uma discussão sobre um tema delicado e recorrente na atividade profissional de médicos e outros profissionais da área da saúde: o fim da vida. O Simpósio sobre o fim da vida: Perspectivas de uma atenção mais acolhedora vai reunir pesquisadores, médicos e estudantes de medicina para conversarem sobre o tema. A atividade acontecerá no Centro de Biociências da UFRN.

Participarão do evento professor Gustavo Lima (UFRN), pesquisador em Bioética, Direito e Vida Humana, o médico residente Agábio Diógenes, fundador do Dying – A Human Thing na UFRN, e a médica oncologista Juliana Florinda. Na ocasião, os convidados promoverão um diálogo sobre o tema, abrindo uma exposição de vertentes sobre como lidar com esse assunto na tentativa de compartilhar vivências, esclarecer aspectos bioéticos e acrescentar conhecimentos que propiciem o amadurecimento dos participantes frente à iminência da morte e sobre como lidar com ela no cotidiano profissional.

Para isso, o simpósio será estruturado em dois momentos específicos e subsequentes, a palestra e exposição de ideia por parte dos convidados, sendo estes responsáveis por nutrir o público com informações de diferentes atividades acadêmicas e experiências relacionadas ao tema Fim da vida e, logo após, será aberta uma sessão direcionada ao compartilhamento de vivências, posicionamentos e dúvidas por parte do público.

“Os cursos da área médica geralmente falam sobre a vida, a cura das doenças, etc. Mas são pobres nas discussões sobre o fim da vida, sua repercussão nos familiares e na sociedade”, explica o professor Gustavo Lima, coordenador do evento. Ele comenta ainda que esta é uma boa oportunidade para abordar essa questão, “que é o maior tabu da humanidade”. Este evento está com inscrições encerradas, mas o professor Gustavo diz que outras edições ainda acontecerão.

Programação aqui


   
   





Seja o Primeiro a Comentar