Aplicativo Nota 10 amplia número de postos cadastrados

06/03/2020 10:28


Presente em Natal e nos municípios de Extremoz, São Gonçalo, Macaíba, Parnamirim, Serra Caiada e Taipu e com planos de expansão, o Aplicativo Nota 10, criado por meio de uma parceria entre o Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes (LCL), do Instituto de Química da UFRN, e a Funpec, fornece aos motoristas informações sobre a qualidade dos combustíveis comercializados nos postos.

Com cerca de 30 postos cadastrados, o app mostra em um mapa onde estão os postos que possuem combustíveis de qualidade atestada. O trabalho é feito frequentemente pelos técnicos. A cada quinze dias, profissionais do LCL vão aos postos cadastrados no aplicativo para coletar amostras de combustíveis que passarão por análise laboratorial.

Além disso, o LCL oferece treinamentos para os funcionários dos postos cadastrados. “A maior parte dos comerciantes quer trabalhar da maneira correta, mas falta qualificação para fazer o controle contínuo dos combustíveis que eles recebem nos postos”, explica o professor Valter Fernandes, pesquisador do LCL e um dos responsáveis pelo projeto.

Nesses treinamentos, os profissionais que trabalham nos postos de gasolina recebem conhecimento teórico e prático para fazer um melhor controle dos produtos e saber reconhecer possíveis combustíveis adulterados. Eduardo Alves, por exemplo, trabalha como chefe de pista em um posto de Natal e participou recentemente do treinamento. “É importante para nosso aprendizado. Nós já fazemos esse trabalho no nosso dia a dia, mas não com a mesma eficiência técnica que eles mostram. Isso influencia diretamente na qualidade do nosso produto”, comenta.

O aplicativo Combustível Nota 10 está disponível para Android e Sistema iOS. Para os postos de gasolina do estado interessados em serem incluídos no projeto, é necessário enviar uma mensagem para o número (84) 99121-8864 (WhatsApp). O projeto também conta com um site, no qual podem ser conferidas outras informações.

Fonte: Agecom/UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar