Aplicativo demonstra em gráficos número de casos de SRAG no país

30/04/2020 10:47


Um aplicativo desenvolvido na UFRN oferece uma demonstração gráfica comparativa do aumento do número de casos de SRAG no país, utilizando informações disponibilizadas pelo InfoGripe/FioCruz, da Fundação Oswaldo Cruz. A SRAG, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave, é provocada pelo SARS-CoV, um dos sete tipos de coronavírus humanos conhecidos, a exemplo do MERS-CoV e o SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.

A ferramenta foi desenvolvida pelo professor Marcus Nunes, do Departamento de Estatística, em linguagem R, em uma tentativa de facilitar o registro e a comparação de casos semana a semana. “A Síndrome Respiratória Aguda Grave possui sintomas muito parecidos com aqueles da Covid-19. Acredito que, com o avanço da pandemia, é importante que a população tenha noção da quantidade de casos da doença”, explica Marcus.

Os gráficos são simples e a pesquisa é intuitiva. Com poucos comandos, é possível checar o número total da SRAG nos últimos dez anos no Brasil e em todos os estados. Também pode ser feita uma comparação entre as primeiras semanas de 2020 e as ocorrências das primeiras semanas de anos anteriores, o que aponta, por exemplo, grandes picos no aumento do registro da síndrome.

O link para a ferramenta pode ser acessado aqui. O código está disponível no GitHub.

Fonte: Agecom/UFRN.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar