Agência de Inovação dissemina conceitos de Propriedade Intelectual

10/09/2019 19:45


A Agência de Inovação (AGIR) da UFRN participa, no mês de setembro, de dois eventos para disseminação de conhecimentos a respeito da propriedade intelectual e inovação. Já no próximo sábado, 14, durante o II Encontro de Tecnologia Assistiva do RN, no Departamento de Educação Física, acontece a palestra Propriedade intelectual e tecnologias assistivas: transformando realidades. A explanação será conduzida pela Assessora em Propriedade Intelectual da Agência, Rochelle Barbosa Andrade Sousa Medeiros, e as inscrições estão abertas no Sigaa, aba Extensão. Ela explicou que o objetivo é levar conhecimentos sobre patentes, marcas, softwares e transferência de tecnologia.

“A ideia é que a comunidade universitária possa identificar quando suas produções acadêmicas podem se tornar ativos passíveis de proteção. Então, a partir daí, o benefício não se restringe apenas ao inventor e autor, mas à sociedade e à UFRN também”, colocou. Rochelle Medeiros acrescentou também que ações como treinamento estão inseridas dentre as atribuições da AGIR como uma das ferramentas utilizadas para a disseminação da importância da Propriedade Intelectual para a comunidade universitária.

O segundo momento de capacitação previsto para este mês ocorre no dia 25 durante o III Seminário de Inovação Tecnológica em Saúde, promovido pelo Laboratório de Inovação em Saúde (LAIS) e pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) com o objetivo de difundir conceitos dentro das respectivas unidades. Na oportunidade, a assessora da AGIR conduz a exposição com o tema Propriedade intelectual: Da pesquisa ao mercado, a partir das 9h, no auditório Mariano Coelho, no HUOL.

Criada em 2007, inicialmente sob a nomenclatura de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a Agência de Inovação (AGIR) é responsável pela gestão da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e ambientes promotores de inovação, acompanhando e estimulando, por exemplo, as atividades das incubadoras da Universidade, bem como as atividades dos parques e polos tecnológicos. Fruto deste trabalho, a UFRN alcançou, em 2019, números proeminentes para a realidade do Nordeste. 

São 52 pedidos de registro de marca, 177 programas de computador registrados, mais de 220 pedidos de patente e 18 cartas-patentes concedidas. Para o diretor da Agência, Daniel Pontes, o desafio atual é intensificar a transferência da tecnologia, sobretudo através do desenvolvimento de estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva. Outras informações sobre os serviços que a AGIR oferece, inclusive para o público externo, podem ser obtidos através dos telefones (84) 3215-3918 / 99167-6589 / 99224-0076, ou pelo e-mail contato@agir.ufrn.br.

Fonte: Ascom AGIR.


   
   





Seja o Primeiro a Comentar