A música como recurso terapêutico na terceira idade
O Projeto Chá das Cinco, da Faculdade de Ciências do Trairi (Facisa) realiza nesta sexta-feira, 2 de outubro, encontro remoto com o tema Música – terapia para idosos. A ideia é abordar as muitas formas como a música pode se apresentar no dia-a-dia da pessoa idosa e os benefícios que pode propiciar.
Independentemente de como esses recursos se fazem presentes na vida das pessoas idosas, os especialistas reconhecem que a fruição dessa forma de arte oferece vários benefícios à saúde. Cantar ou tocar um instrumento amplia e fortalece as conexões cerebrais, da mesma forma como outras atividades que exigem um exercício do cérebro.
Entre os idosos, exercício relacionados à musica melhoram a memória, ajudam na concentração, no relaxamento e ainda na prática de atividades físicas. Idosos que tocam, cantam, dançam ou que, simplesmente, ouvem músicas podem ter ganhos em relação à memória e ao desenvolvimento motoro-corporal, por exemplo.
O projeto Chá das Cinco acontece semanalmente, às sextas-feiras, a partir das 17h com transmissão pelo instagram . A coordenação e apresentação é da professora Luciana Medeiros, com a colaboração dos alunos dos cursos de Psicologia e Enfermagem da FACISA.
Fonte: Agecom UFRN.