O apoio da FUNPEC para novos pesquisadores

13/03/2020 08:05 por André Maitelli


Uma Fundação de Apoio à uma Universidade tem um papel importante para as pesquisas, fazendo o gerenciamento administrativo e financeiro dos projetos dos pesquisadores da instituição apoiada. O papel desses pesquisadores para que os projetos acadêmicos sejam executados é fundamental, pois, além do conhecimento técnico, eles geralmente fazem a articulação com os órgãos financiadores, em conjunto com a Fundação, para a definição do escopo da pesquisa e obtenção dos recursos necessários para a sua execução. Dessa forma é importante a inserção contínua de novos pesquisadores em projetos com a FUNPEC, ampliando a interação da UFRN com a sociedade e atendendo a necessidade de constante renovação dos pesquisadores, que ocorre em qualquer instituição.

Com esse espírito, a direção da FUNPEC, em uma ação inédita em sua história, e com o apoio do Conselho Deliberativo, aprovou a Resolução 03/2019 para a concessão de Apoio Financeiro a Novos Pesquisadores no âmbito da FUNPEC/UFRN, entendendo-se como novos pesquisadores docentes efetivos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que desenvolvam atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação formalizadas por meio de projetos de PD&I, conforme estabelecido na Resolução 130/2018-CONSEPE/UFRN, e que não tenham coordenado projetos de pesquisa geridos pela FUNPEC ou financiados por instituições de fomento à pesquisa nacionais ou internacionais. Com base nessa Resolução, a Pró Reitoria de Pesquisa da UFRN lançou o Edital 03/2020, aberto até o dia 31/03/2020 para a apresentação de propostas. Mais informações a respeito do Edital podem ser obtidas no endereço www.propesq.ufrn.br.

Esse apoio que a FUNPEC está dando aos pesquisadores da UFRN nesse momento é muito importante, pois estamos vivendo um momento de grandes restrições orçamentárias para as pesquisas, tão importantes para um país. Esperamos que os pesquisares contemplados nesse Edital se tornem parceiros da FUNPEC em futuros projetos em parceria com empresas privadas e órgãos públicos.


   
   








Fala, Diretor!


Albert Einstein

Este será um espaço para falarmos mais sobre a Fundação. Um contato direto de como trabalhamos, o que fazemos e o que planejamos aqui na FUNPEC.